.

Se há algo que nos une a todos, este algo é a Morte. Ainda que evitemos o assunto, a finitude é parte da vida e, à sua luz, conceitos como amor, sofrimento e até mesmo felicidade assumem um significado mais completo e profundo. As aulas que seguem combinam vários campos do conhecimento (filosofia, história, artes, antropologia) para oferecer a você algumas reflexões duplamente vitais: vitais porque são essenciais, mas também porque pertencem à vida.


A MORTE

DE IVAN ILITCH

MORTE, MEDICINA E O SENTIDO DA VIDA

Nesta aula de abertura discutimos A Morte de Ivan Ilitch, uma obra-prima que nos brinda com reflexões instigantes sobre a terminalidade. Como o herói afronta seu fim? O que lhe causa isolamento existencial? Como ele ressignifica o sentido da vida que lhe resta?




IVAN ILITCH

NÃO MORREU

A LITERATURA, O CINEMA E A TERMINALIDADE

Continuamos a discussão sobre a terminalidade, mas desta vez usando um clássico do cinema: Ikiru, de Akira Kurosawa. No filme, Kanji Watanabe encontra sentido para a própria morte através da compaixão e do altruísmo. Trata-se de uma belíssima reflexão sobre a redenção que dialoga diretamente com e A Morte de Ivan Ilitch de Tolstói.




MORRER EM CASA

OU NO HOSPITAL?

O ESPAÇO DO FIM NA HISTÓRIA DA SAÚDE E NAS ARTES

Após analisar duas perspectivas diferentes em Tolstói e Kurosawa, é a hora de refletir sobre os espaços da morte. Como e onde as pessoas morriam no passado? É preferível morrer em casa ou no hospital? Valendo-se da arte e da literatura, repensamos de forma um pouco diferente questões prementes para todos nós, leigos ou profissionais da saúde.




AS ARTES

DE MORRER

UMA HISTÓRIA DOS CUIDADOS PALIATIVOS

Na última de nossas aulas abertas, discutimos a história dos Cuidados Paliativos, este campo da saúde que tanto tem contribuído para a humanização da medicina. O que é o Movimento Hospice? Como ele surgiu? Quais são seus antecedentes históricos? Esta é uma aula em que falamos sobre as Pirâmides do Egito, os “Manuais do Bem Morrer” e, até mesmo, da digníssima partida de David Bowie.



.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


PROFESSOR

Áureo Lustosa Guérios

Áureo é doutor em Humanidades Médicas pela Universidade de Pádua e Mestre em Cultura Literária Europeia pela Universidade de Bolonha, na Itália. Sua tese de doutorado intitula-se Cholera and the Literary Imagination in Europe e trata da relação entre a literatura e as pandemias de cólera nos séculos XIX e XX.


Áureo também é o apresentador do podcast Literatura Viral e professor de diversos cursos na Academia Médica. Recentemente ministrou palestras em centros de prestígio no Brasil e no exterior como a FioCruz, o Hospital Albert Einstein, a Köln Universität ou a Birmingham University, entre outros.

Academia Médica 2022